Tenho ideia de que quase todos apreciámos o trabalho do LFV ao longo dos anos, que apesar de alguns disparates aqui e ali, conseguiu recuperar o SLB após os anos negros do Vale e Azevedo.
No entanto, tenho de admitir que acho que não tarda devíamos contratar alguma empresa externa para as nossas negociações de jogadores.
Não é achar que o Di Maria não foi bem vendido por 25M€ (relembro que eu até o teria vendido por menos no fim da época passada), mas depois da conversa toda de ninguém sair sem ser pela cláusula de rescisão, esta venda 37,5% abaixo desse valor, sabe a pouco. Não sei quais serão as condições para os restantes +5M€ e +6M€, mas ainda assim, mesmo que sejam cumpridas, continuará abaixo dos 40M€. E se era para ser assim, mais valia não ter falado de cláusulas de rescisão, que agora com esta venda só dá um ar de fraqueza negocial. E ainda resta saber por quanto é que ainda vamos buscar os potenciais novos Balboas.
Ainda mais esquisito é irmos comprar um guarda-redes, (tão bom ou tão mau, que foi emprestado e nem perto sequer esteve de ser convocado para o Mundial - o melhor que vejo dele na selecção foi ser suplente no Europeu de Sub-21), por 8,5M€. E isto quando batendo a cláusula de rescisão, por 4M€ tínhamos ido buscar o titular da nossa selecção (isto em vez de cedermos o nosso titular ao 2ºclassificado do último campeonato).
Ainda a única justificação que ouvi foi que o Jesus tinha gostado muito dele depois de ver os jogos com o Barcelona (não sei se no jogo em que sofreu 5 pelo At. Madrid se no jogo em que sofreu 4 já pelo Zaragoza) e Real Madrid (que foi a 4 jogos do fim do campeonato) e que depois o observaram e gostaram muito. Não me lembro de muitos guarda-redes vendidos por esse valor, mas diria que esperaria que fosse pelo menos um titular e não um jogador emprestado.
Na prática, entre Gaitan (8,4M€), Roberto (8,5M€) e Jara (5,5M€), já estão 22,4M€ (ou seja,quase um Di Maria) e que ainda resta saber se são bons, se se adaptam, etc.
Por outro lado, o Porto faz muitos disparates nas compras (é aquela fuçanguice de ir buscar qualquer jogador que interesse ao Benfica), mas realmente para vender titulares são quase imbatíveis (é que até o coxo do Cissokho conseguiram vender por 15M€), ao passo que nós vendemos o Miguel por 8M€, o Tiago por 12M€ e nem o Simão chegou aos 25M€.
Nestas alturas de crise internacional e de pouca liquidez, não deixo de ficar um pouco preocupado com tanto investimento e com a situação financeira, mas lá terei de confiar que sabem o que é que estão a fazer e que as coisas não vão depender de uma bola que bate na trave ou de algum fora de jogo mal assinalado.
No comments:
Post a Comment