Uma Liga desnivelada

Arranca hoje uma nova edição da Liga Portuguesa e acredito que o nosso clube está mais forte. O Benfica tem, talvez, desde o último campeonato ganho pelo Toni, o plantel mais forte e equilibrado de sempre. Mesmo comparando, sector a sector, com a equipa campeã de há dois anos, podemos não ter o melhor onze base mas temos claramente mais opções de qualidade e maior variabilidade táctica. Não creio é que tenhamos o mesmo élan e motivação que tínhamos há duas épocas. Digo isto pois por aquilo que já vi em pleno estádio e pelo que se lê pela blogoesfera, a tolerância dos adeptos com o Jorge Jesus começa a parecer a dos lagartos com o Paulo Bento, o que só prejudica o clube, mas nada como um excelente arranque para inverter a situação.



Quanto ao Porto, não saindo nenhuma "truta", mantém um plantel de muita qualidade com uma estrutura sempre forte, dentro e fora de campo, e na minha opinião, com dois desequilibradores de um calibre que mais nenhum clube português tem (Hulk e Falcão). Vitor Pereira não é Villas Boas e repetir a época passada será quase um milagre, mas não esquecendo os "empurrões" que aparecem em momentos cirúrgicos, o Porto parte como favorito na conquista deste campeonato.



Relativamente ao Sporting, ainda não tem as mesmas armas que os seus dois rivais mas reforçou-se com critério e fará melhor do que nas duas últimas épocas, certamente. O seu principal reforço foi sem dúvida o Domingos, dará mais equilíbrio táctico e motivação a uma equipa que viveu completamente desorientada nos últimos tempos. Se entrar forte nas primeiras jornadas, pode bem vir a ser aquela equipa "chatinha" que não descola como o Braga de há duas épocas.



Quanto às restantes equipas, pondo o Braga à parte, esta Liga Portuguesa está, por força do desequilíbrio financeiro existente entre os grandes e as restantes equipas, cada vez mais desnivelada em termos competitivos e financeiros. Poucas equipas podem fazer frente aos grandes, jogando contra eles, exceptuando o Braga, Guimarães, Nacional e um sempre aguerrido Paços de Ferreira, pelo menos no seu campo (tristemente, o meu Marítimo está cada vez pior). Infelizmente é o campeonato que temos e acredito que se houvesse mais equilíbrio competitivo e financeiro, sem tantos empréstimos e dependências de outros, o efeito do "Sistema" seria claramente minorado.



Por isso é que é muito importante entrarmos hoje a ganhar, e acabar com a malapata que dura há seis anos, com uma entrada em força.

Já sabemos que quem entra sempre forte nas primeiras jornadas é o "Sistema".

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive