Renovar com o Nuno Gomes? Obviamente, não!

Antes de mais, gostaria de deixar bem claro que respeito o Nuno Gomes enquanto futebolista, respeito a sua carreira e, em particular, as 12 temporadas ao serviço do Benfica. Aliás, este post é sintomático do reconhecimento da importância que o Nuno Gomes teve, na minha opinião, para o Benfica. No entanto, tentarei mostrar, através da exposição factual, que não faz sentido exigir, à nossa direcção, a sua continuidade.

Nuno Gomes, o símbolo do Benfica
O que é um símbolo do Benfica? A resposta a esta questão permitirá aferir se o Nuno Gomes merece tal epíteto ou se, sendo o avançado, de facto, um símbolo do Benfica, que conclusões devemos daí retirar.
Houve, na história, vários Benficas. E, como tal, vários símbolos desses Benficas. Grosso modo, já tivemos o Benfica em formação; O Benfica em afirmação nacional; O Benfica europeu e dominador a nível doméstico; O Benfica enorme, ainda líder mas já sem a pujança das décadas anteriores; O Benfica depauperado e, mais tarde, a saque; O Benfica em recuperação.
Para azar dos benfiquistas vivos, nomeadamente os mais novos, o Benfica depauperado e, mais tarde, a saque, começou no início dos anos 90. Infelizmente, o Benfica em recuperação - que já vai demorada e carece de confirmação desportiva – teima em não regressar ao ideal de Benfica que todos partilhamos: O do Benfica dominador.
Para azar do Nuno Gomes ou do Benfica e dos benfiquistas, o capitão é um dos símbolos maiores da última década. Nos seus 12 anos ao serviço do Benfica, o palmarés é o seguinte:
- Campeonato nacional
Campeão – 2; 2º - 4; 3º - 5; 4º - 1
- Taça de Portugal
Vencedor – 1; Final – 1; Meias-Finais – 2; Quartos de final – 1; Eliminação anterior aos “quartos” – 7
- Supertaça
2 Vitórias em 4 presenças (Jogou em duas edições, venceu uma)
- Taça da Liga
3 Taças da liga
- Competições europeias
De relevante, considero uma presença nos quartos de final da Champions, duas presenças nos quartos de final e uma nas meias-finais da Taça Uefa/Liga Europa

Nuno Gomes, o goleador
O Nuno Gomes é o 9º melhor marcador e o 19º jogador com a melhor média de golos de sempre no Benfica considerando as seguintes provas: Campeonato nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e competições europeias. Tal proeza bastará, certamente, para o respeito e admiração que considero que os benfiquistas devem ao capitão da nossa equipa.


Claramente se percebe, como é natural dada a sua idade, que o Nuno Gomes é um jogador em decadência. Mais se constata que a sua produtividade, em golos, baixou para quase metade nas primeiras 5 épocas após o regresso da Fiorentina e quase um terço nos últimos 4 anos comparativamente com as suas primeiras três temporadas ao serviço do Benfica.
Mas quero ir um pouco mais além na análise…
Diz-se, com razão, que os grandes jogadores aparecem nos grandes palcos. Nos anos em que o Benfica foi campeão com o Nuno Gomes ao seu serviço, 2004-05 e 2009-10, em 36 jogos, marcou 10 golos. Na Taça de Portugal conquistada em 2004, participou em 3 jogos não marcando qualquer golo. A saber:
2004-05 (23 jogos – 20 a titular – 7 golos)
2º melhor marcador da equipa (Simão 15). Marcou 13,5% dos golos da equipa. Participou em 13V, 6E, 4D. O Benfica ganhou mais 6 jogos sem a sua utilização. 18 jogos em branco.
Sporting 2 – Benfica 1 (1-1); Benfica 4 – Boavista 0 (2-0 e 3-0); Moreirense 1 – Benfica 2 (0-1); Nacional 0 – Benfica 1 (0-1); Benfica 4 – Marítimo 3 (1-0 e 3-1);
2009-10 (13 jogos – 1 a titular – 3 golos);
Marcou 3,8% dos golos da equipa. Participou em 13V, 3E. O Benfica ganhou mais 9 jogos sem a sua utilização. 10 jogos em branco.
Benfica 8 – Setúbal 1 (8-0); Benfica 6 – Nacional 1 (5-1); Olhanense 2 – Benfica 2 (2-2);
A título de curiosidade, esta época marcou 5 golos em 7 jogos. A saber:
Benfica 4 – Naval 0 (4-0); Aves 0 – Benfica 4 (0-3); Benfica 1 – Portimonense 1 (1-1); Paços de Ferreira 1 – Benfica 5 (1-4 e 1-5)
Época 2003-04 – Taça de Portugal
Foi utilizado em 3 dos 5 jogos. Não marcou qualquer golo.
Época 2004-05 – Finalistas da Taça de Portugal
3 golos em 5 jogos. Um golo à Oliveirense e dois ao Estrela da Amadora. Em branco na eliminatória com o Sporting e na final com o Setúbal, além do jogo com o Oriental.
Melhores prestações europeias do Benfica com o Nuno Gomes
Época 2005-06 – Quartos-de-final da Liga dos Campeões – 8 jogos – 0 golos
Época 2006-07 - Quartos de final da Liga Europa e fase de grupos da CL – 14 jogos – 4 golos
Época 2009-10 – Quartos de final da Liga Europa – 6 jogos – 1 golo
Época 2010-11 – Meias-finais da Liga Europa e fase de grupos da CL- Não participou

Nuno Gomes, o portador da mística

Muito sucintamente, o Nuno Gomes chegou ao Benfica em 1997. Da última equipa campeã, em 94,sobrava apenas o João Pinto. Se não houve jogadores que lhe passassem a mística, que mística passa ele aos companheiros? A que viveu? Olhe-se para o seu palmarés e a sua importância nos poucos títulos conquistados…

Continuidade?
Com a devida vénia e agradecimento pela carreira que teve, sobrevalorizada mas, mesmo assim, muito boa, não, não e não! E o critério é apenas um: Já não joga, nem tem potencial para jogar, ao nível do que pretendo para o Benfica. Para suplentes, quero jogadores que, no futuro, possam ser titulares e, no presente, representem uma mais valia. Para suplentes dos suplentes, quero jogadores que, no futuro, se evoluírem, possam ser titulares.

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive