No fundo, até adoro esta não notícia

O título deixou-me com água na boca: "Rúben com espaço no quadro dos capitães". Convém referir que vinha acompanhado de uma fotografia do Ruben Micael equipado à porto, uma raridade portanto pois foi fortemente aplaudido em alvalade para vir a jogar 3 ou 4 jogos completos mais uns 6 incompletos pelo porto.
E a não notícia não defraudou as minhas expectativas. Só o simples facto de se poder alvitrar a hipótese de que o Ruben Micael poderá vir a tornar-se um dos capitães do porto já na próxima época, representa, por si só, uma provável bagunça naquele clube.
Mas diz a não notícia que "uma nova era está em marcha no dragão e se Bruno e Raul saírem, a braçadeira terá novos donos". Para já, gosto da intimidade. É o Bruno e o Raúl. Mas será que o Jorge vai mesmo conseguir vendê-los? Por mim que o faça, se for antes do divórcio, pode ser que a Filomena ainda fique com 50% da comissão... Mas registo o reconhecimento implícito da superioridade avassaladora do Benfica que faz clamar por uma nova era no dragão...
De seguida, é referido que "a construção do novo plantel é a tarefa que a SAD azul e branca vai agora desempenhar de uma forma mais acentuada e em conjunto com André Villas Boas". Como estamos a um mês da época arrancar, parece-me bem. Talvez lá para Agosto, a sad azul e branca comece a agendar os jogos de pre-época mais acentuada e conjuntamente com o André.
Mas isto não pára. "André Villas Boas terá, muito provavelmente, de eleger ou ajudar à escolha de novos donos da braçadeira, sendo que o guardião Nuno deverá manter-se como o bastião da mística entre os jogadores, mas numa posição menos visível, a exemplo do que sucedeu nas últimas temporadas". Aqui está, o treinador, eventualmente, quem sabe, terá uma opinião a dar sobre algo que é importante na construção de uma equipa. Talvez não tenha nada a dizer ou talvez nem sequer lhe perguntem, não se sabe.
Mas há uma regra! Deve ser a afamada "estrutura do porto"... "A braçadeira de capitão é entregue segundo uma linha de antiguidade no clube, mas o FC Porto vive um momento de mudança, facilmente ilustrado na escolha do treinador, um dos mais jovens de sempre a entrar ao serviço no emblema, numa aposta que rompe a lógica da tradição". Diz o jornalista que se faz uma aposta que rompe a lógica da tradição. Contratar o treinador do Benfica romperia a lógica da tradição? Contratar o seleccionador nacional romperia a lógica da tradição? Contratar o treinador do seu rival na época passada, o Braga, romperia com a lógica da tradição? Contratar o ex-ex-treinador do sportem romperia com a lógica da tradição?
Ah, a notícia: "Naturalmente, o FC Porto e André Villas Boas têm de esperar para ver o que as movimentações do mercado de transferências vão ditar, mas não será uma admiração o aparecimento de Rúben Micael na grelha de candidatos à braçadeira". Eles têm que esperar para ver!
Mas realço o seguinte: Neste porto, o tal que está a fazer uma aposta que rompe com a tradição, não é de admirar que um madeirense que só havia saído da ilha para não ser aceite nos iniciados do Benfica há 12 anos e que foi contratado pelo porto há 6 meses, possa tornar-se num dos capitães do porto caso o Bruno e o Raul saiam. Não é bonito? Até parece quando o Drulovic se tornou num dos capitães do Benfica... E é o Ruben que "entrou no Dragão em Janeiro e terminou a época prematuramente, por causa de uma grave lesão que lhe irá custar mais uns meses de afastamento do trabalho em grupo". Recorrendo ao guardião Nuno, o tal que está numa posição menos visível, percebe-se que os fisioterapeutas do porto precisarão de um capitão na enfermaria no início da época.
E a cereja no topo do bolo surge no fim: "... mas é um jogador que rapidamente se instalou no plantel e se identificou com as ideias e as filosofias do clube". Assim de repente só me lembro de uma queixinha contra o treinador do Benfica e esta é a derradeira prova de que o Jorge só poderá estar a começar a ficar senil. Por um lado, o Ruben "identificou-se com as ideias e as filosofias do clube", ou seja, acusou o Jorge Jesus de lhe ter encostado dois dedos na cara e de lhe ter dito palavrões. Por outro, tenta contratar o treinador que foi acusado de dizer palavrões e de ter encostado dois dedos na cara ao jogador que se identificou com as ideias e filosofias do clube. Que confusão!
Mas a verdade é que a notícia nesta não notícia da Bola está mesmo nesta identificação com as ideias e filosofias do clube. Esperemos por uma gravação do telefonema em que o Ruben interrogará um adversário da jornada seguinte se prefere café com leite...

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive