"Nunca serás campeão com o Henrique Vieira"

E vão 2. Nunca me esquecerei desta frase porque foi dita e repetida por dois amigos meus, ambos benfiquistas, leitores deste blog e muito ligados ao basquetebol. Mas estavam enganados. E estavam tão enganados que hoje, sem o Elvis Évora, com o Sérgio completamente fora de ritmo devido a uma paragem de 6 semanas e três jogadores presos por arames, conseguiu que a equipa mantivesse, ao longo dos 40 minutos, uma intensidade defensiva extraordinária e uma qualidade de jogo ofensivo assinalável.
Mas não foi só hoje. Foi também no último jogo, o tal da derrota por 38 pontos, em que percebeu, ao fim de dois minutos, que a derrota seria inevitável. Percebeu mas fingiu que não percebeu. Insistiu na zona, levou uma técnica, pediu descontos de tempo como se acreditasse que o Benfica poderia ganhar aquele jogo. E os jogadores do porto, em vez de de se limitarem a ganhar e pouparem-se para hoje, andaram a fazer alley hoops e a pressionar no campo todo a ganharem por 30... Foi aí que o Benfica começou a ganhar o jogo hoje e o mérito recai, inteiramente, no homem que não teve medo de perder um jogo por 38 pontos... O Henrique Vieira pode não ser uma pessoa muito comunicativa com toda a gente e até pode errar de vez em quando mas, além de ser um grande treinador de basquetebol, já é 9 vezes campeão nacional de basquetebol ao serviço do Benfica! Volto a repetir: 9 VEZES CAMPEÃO NACIONAL DE BASQUETEBOL PELO BENFICA!
Não exagero quando afirmo que, a seguir ao meu ídolo Carlos Lisboa, é a grande figura do basquetebol benfiquista! Um grande abraço de parabéns e, para o ano, que venha o tri-campeonato e, já agora, a Taça de Portugal que já tenho algumas saudades de ganhá-la...
Quero também deixar um abraço aos nossos capitães de equipa por razões diferentes: O António Tavares que, remetido a um papel secundário, acrescentou sempre qualidade à equipa sempre que o seu contributo foi necessário. Hoje, a determinada altura do jogo, o seu papel foi preponderante. Os campeões são assim, aparecem quando são precisos. Ao Sérgio, cujo papel na equipa vai muito além do desempenho dentro de campo, quero dar-lhe os parabéns por ter feito mais uma excelente época. Foi pena esta lesão que o impediu de jogar no último mês e de estar ao seu melhor nível nesta final. Pela sua categoria, liderança, entusiasmo e benfiquismo, um forte abraço e o meu obrigado.
Ao meu pai, que foi campeão nacional pela 10ª vez, o meu obrigado por me teres permitido acompanhar, por dentro, cada um destes campeonatos. E o meu obrigado, também, por possibilitares que eu ostente, aos 33 anos de idade, o número 9478 no cartão de sócio do Sport Lisboa e Benfica. O clube que já foi campeão nacional 54 vezes e venceu 42 Taças de Portugal nas duas modalidades com maior expressão a nível mundial. Viva o Benfica!

p.s.: Para os curiosos da estatística...
CN
SLB - 22
FCP - 10
SCP - 8

TP
SLB - 18
FCP - 13
SCP - 5

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive