Ainda os comentários em off dos comentadores da sporttv

Não partilho a vontade de crucificar a sporttv pelos comentários proferidos, em off, por três dos seus profissionais. Devo ser justo e honesto. Se eu estivesse no lugar de qualquer dos três comentadores – em off - poderia perfeitamente ter dito o que disseram sobre o Roberto e poderia, se soubesse, ter feito aquela referência à presumível alcunha do Jorge Jesus no mundo do futebol.
Foram graçolas de mau gosto. De mau gosto somente porque visaram o que é nosso. Se aparecesse um vídeo de comentários jocosos sobre o André Villas-Boas e o Championship Manager ou sobre o pomar que há ali em Alvalade, todos teríamos publicado os vídeos mas, em vez de nos revelarmos indignados, bateríamos ainda mais no ceguinho.
A reacção do Benfica, apenas compreensível em função do princípio da defesa dos nossos, será, ao contrário do que já muitos andam a defender, inconsequente. Quanto muito, servirá de argumento (a indignação dos benfiquistas) para elevar um pouco o montante que a olivedesportos terá que despender no próximo contrato que efectuar connosco.
Mas o que me interessa dar destaque é que, numa altura em que tanta gente diz que vê o PFC, poder-se-ia, ao menos, aprender com os jornalistas, futebolistas e treinadores brasileiros. Por acaso, o Pedro Henriques até é o comentador que se aproxima mais do estilo brasileiro em que se fazem perguntas ou dão-se opiniões incómodas, sobre futebol, e, às quais, os entrevistados respondem mesmo ao invés de se escudarem em lugares comuns.
O que se passa em Portugal, e ainda mais com alguns dos entrevistados habituais mais a norte, é que ninguém põe o dedo na ferida. Por exemplo, eu gostaria que o Pedro Henriques, se voltar a comentar um jogo do Benfica e se, por acaso, o Roberto estiver mal novamente, dissesse o que disse, mas em directo. Gostaria, também, que quando o André Villas-Boas chegou ao porto e disse que o porto é um clube que está habituado a ganhar desde 1893, houvesse um jornalista que lhe tivesse perguntado se ele sabia quantos jogos disputou o porto entre a data da suposta fundação (1893) e 1910. O Villas-Boas gaguejaria e o jornalista teria algumas dificuldades em voltar a entrar na sala de imprensa do dragão nos tempos mais próximos mas, pelo menos, teria feito o seu trabalho.

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive