Sobre as críticas ao Roberto


Aqueles que defendem, incessantemente, que é preciso apoiar não interessa o quê, desde que esteja ao serviço do Benfica, advogam, sem se aperceberem, valores contrários à mística do Benfica.
Essa mística fez-se, e fará, das nossas gentes, que estamos presentes, atentos e intervenientes. Se uma direcção, um representante ou um profissional do Sport Lisboa e Benfica comete um erro, cá estaremos nós para fiscalizar e contestar ou apoiar.
Esta é a essência do Benfica: Um clube ganhador ímpar ao nível do envolvimento dos seus associados e adeptos.
Eu não sou pai do Roberto, tio do Moreira ou primo do Júlio César. Sou benfiquista. Não passei, nem nunca passarei, cheques em branco a qualquer direcção, treinador ou jogador por muitas conquistas que alcancem.
Que me interessa a mim que tenha sido a glória Rui Costa ou o treinador, que adoro, Jorge Jesus, a escolher o Roberto? Que me interessa a mim que tenha sido um presidente que admiro, o LFV, a dar 8,5M€ pelo Roberto? Que me interessa a mim que se tenha que dar tempo a um jogador para se adaptar?
O que me interessa é o Benfica e as suas conquistas. O que me interessa é ser associado de um clube onde a liberdade de opinião sempre imperou. O que me interessa é poder discutir apaixonadamente tudo o que se passa no Benfica.
Se o Roberto custou muito dinheiro e foi uma escolha do Jesus, é natural que as expectativas sejam muito elevadas. Mas, em bom rigor, poderia ter vindo a custo zero e ter sido escolhido pelo treinador dos infantis de Hóquei em Patins que, a partir do momento que se ventilasse a hipótese de ser titular da nossa equipa, e as expectativas já seriam elevadíssimas.
Isto é o Benfica: Um clube feito para ganhar. Não é uma creche onde os jogadores são uns coitadinhos que precisam de tempo para "crescer". Se precisam, não servem para o Benfica, um Benfica que se quer sempre campeão. Um Benfica onde impera o espírito competitivo e onde só podem jogar os melhores. Era mais o que faltava que alguém me viesse dizer que eu, enquanto sócio do Sport Lisboa e Benfica, não tenho o direito de criticar seja quem for ao serviço do Benfica.
Isto não significa que deveremos pôr já de lado o Roberto. No entanto, faz-me impressão que o nível de exigência por parte de muita gente esteja tão baixo. Refugiam-se numa crença cega no nosso treinador e director desportivo para não admitirem o que está à vista de todos: Provavelmente, enfiámos um barrete da cabeça aos pés. Mas é bom entre os postes, pois deve ser... Esperemos para ver se será também fora deles. Para já, mostrou ser péssimo. Se vier a mostrar que é bom, e pouco me leva a crer que seja, será muito bom para nós. Há anos e anos que não temos um guarda-redes de jeito. Até lá, pelo sim, pelo não, é melhor ir dando jogo ao Júlio César. Espero que não tenhamos que ser enterrados na supertaça ou já no campeonato para se dar a mão à palmatória...

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive