Ao que tudo indica David Luiz será vendido ao Chelsea ainda na presente abertura de mercado. Não se sabe muito bem os contornos do negócio, especula-se que serão 25 milhões de imediato mais um jogador ou clausulas relacionadas com a performance que poderão originar um valor total na ordem dos 34 milhões de euros.
Por norma sou contra a grandes movimentações no plantel em Janeiro. Aceito uma ou outra contratação que vise suprimir evidentes lacunas (como aconteceu com Nuno Assis no tempo de Trapattoni) e em termos de vendas por muito bom que o negócio seja sou contra. Num passado não muito distante vendemos Ricardo Rocha em Janeiro, financeiramente seria um excelente negócio, em termos desportivos foi um descalabro que impediu a equipa de lutar pelos seus objectivos o que naturalmente se fez sentir em termos financeiros (receitas de bilheteira e merchandising) .
Na questão David Luiz existem questões que importa ter em consideração. O Brasileiro efectuou uma época fabulosa atingindo o pico máximo da sua valorização. O mercado está complicado, o dinheiro não abunda e a capacidade de clubes cometerem loucuras por determinados jogadores, especialmente centrais cujo potencial de valorização é inferior ao de um avançado, tem-se reduzido de forma significativa. A performance desportiva de David Luiz nesta época, apesar de ter vindo a melhorar nos últimos tempos, não tem sido muito famosa (em comparação com os desempenhos da época transacta), em termos Europeus poderá mesmo dizer-se que foi uma desgraça, a cada jogo que fazia o seu valor caia de forma vertiginosa.
A proposta do Chelsea é de desespero, devido às constantes lesões de Alex a equipa não tem centrais à altura e precisam urgentemente de contratar um central de qualidade, adaptado ao futebol europeu que lhes dê uma resposta imediata. Aquilo que oferecem hoje dificilmente terá repetição em Maio/Junho, pelo que estamos perante um negócio difícil de recusar.
Em termos desportivos naturalmente terá o seu impacto na equipa. Sidnei tem potencial e a jogar com regularidade melhorará as suas exibições, ainda que não seja o bastante para atingir a performance de David Luiz penso que para consumo interno (em 95% dos jogos) cumprirá. Convenhamos que o campeonato está há muito inquinado, não me parece que a APAF permita uma recuperação dos 8 pontos que nos separam do fcp, e para as taças terá que ser o suficiente (por muito que nos custe ainda não temos arcaboiço para a Europa com ou sem David Luiz).
Resta ainda saber que jogador virá como moeda de troca, se for Paulo Ferreira, então colmatamos a nossa evidente lacuna ao nível das laterais (direita e esquerda) que está apenas entregue a Maxi de um lado e Coentrão do outro (manifestamente curto para os jogos em falta).
No comments:
Post a Comment