O suposto mau planeamento desta época

O Benfica comprou, em Janeiro, três reforços para esta época: Airton, Kardec e Jara. Uns meses mais tarde, ainda a temporada passada não tinha terminado, contratou o Gaitán e o Fábio Faria.
A saída do Di Maria era mais que esperada, o Jesus indicou o Gaitán, foi comprado por 8,4M€, nos jogos com o Nacional e, principalmente, Setúbal, já se percebeu que fará a posição muito bem. Não será um Di Maria mas o próprio Di Maria também não foi um Di Maria nas suas primeiras duas épocas. Estes 4 reforços foram todos para posições que precisávamos: Suplente do Cardozo, suplente do Javi Garcia, suplente do Saviola e saída do Di Maria.
GR: Existem várias versões sobre a razão do montante da compra do passe do Roberto. Esqueçamos a qualidade dele e o risco que é comprar um GR inexperiente para titular do Benfica. O que interessa, em termos de planeamento, é que o Jesus foi fiel à sua carreira: Nunca repetiu um GR na titularidade das suas equipas em duas épocas consecutivas. Quis trocar o Quim por um melhor, escolheu o Roberto.
Ainda antes da época passada terminar, o Benfica adquiriu, também, o Fábio Faria. De acordo com o Jorge Jesus, joga a defesa central e a defesa esquerdo. A sua esperada polivalência mitiga um pouco o facto de se achar que não havia alternativa ao Fábio Coentrão. No entanto, existe ainda o César Peixoto que, em forma, não é um mau suplente. Basta ver que foi titular e jogou bem, por exemplo, no jogo na Luz contra o porto para o campeonato e em Alvalade na Taça da Liga.
E falta o Ramires. O Ramires não é bem extremo direito nem é bem um centro-campista. É tudo num só, é Ramires. A sua contratação só foi possível devido a um negócio com condições muito específicas, caso contrário, nunca teria sido jogador do Benfica. Agora dizem que a sua saída foi surpreendente. Não acredito. Para mim, o Jesus convenceu-se que o Carlos Martins e o Ruben Amorim dariam conta do recado. Antes da época começar, 90% das pessoas também estariam convencidas disso. O problema é que são ambos grandes suplentes, o CM não tem estofo mental para ser titular indiscutível e o Ruben, embora sendo bom jogador, tem as suas limitações. Além disso, já é mais que notório, embora fosse previsível de antemão, que o Carlos Martins e o Aimar são incompatíveis… E contratou-se o Salvio. Pela pequena amostra contra o Setúbal, acredito que vá ser útil.
Por toda a Europa vemos equipas com contratações até ao limite do período de inscrições. Não foi um exclusivo do Benfica e, por isso, concordo com o Mourinho quando afirma que o período de inscrição de jogadores deveria ser, no máximo, até 15 de Agosto, altura em que a maior parte dos campeonatos começam.
Onde é que está então o mau planeamento? A meu ver, não ocorreu. O que se poderá criticar são as opções do treinador. Além dos jogadores contratados (para já, tenho enormes reservas somente em relação ao Roberto), há uma opção que, agora, tende a ser esquecida com o discurso da "pré-época durante a época". E essa foi a opção por uma táctica mais "adequada" à Champions. Foi evidente que a equipa estava a ser rotinada para poder jogar, frequentemente, em 4-3-3. E, nesse sentido, a opção Carlos Martins / Ruben Amorim, pelo menos no papel, seria mais que suficiente. Não o é, assim como o Gaitán ainda não sabemos se o é porque esteve lesionado quando a equipa se apresentou nesse esquema.
Terá, porventura, falhado uma ou outra contratação mas tal também não é exclusivo do Benfica. Acontece a todos. E o Jorge Jesus, já que é catedrático no futebol, poderia ter lidado melhor com a “inevitabilidade” da pré-época durante a época…
Exceptuando o idiota do speaker do Estádio da Luz, no fundo, no fundo, já todos percebemos, com dois meses de atraso, que não somos campeões. Fomo-lo, com brilhantismo, na época passada. Este ano, para o sermos, teremos que ter os pés bem assentes no chão e trabalhar, trabalhar muito, sem deslumbramentos, complexos de superioridade ou a champions no epicentro das tomadas de decisão... Justo será dizer que a direcção, com muitos meses de antecedência, providenciou os meios necessários para a abordagem a esta época…

P.S.: Não deixa de ser interessante que o prémio de campeonato, este ano, esteja definido no final de Agosto… É tempo dos adeptos do Benfica terem maior consciência da sua importância para o clube e dos níveis de exigência para com os seus ídolos…

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive