O "Sistema" voltou

Depois da paródia de justiça existente em Portugal ter reduzido a nada o Apito Dourado, aconteceu o inevitável - o "sistema" voltou, voltou mais forte e quer que se saiba!

Esta semana, olegário é nomeado para arbitrar o nosso jogo; é em seguida "homenageado" pela associação de futebol do porto ( o que neste momento e desde há anos é sinónimo de futebol clube do porto); e ontem faz aquela arbitragem que nos faz recuar mais de 10 anos no tempo, aos fortunatos azevedos e afins que construíram pacientemente a "superioridade" do fcp no futebol nacional.

A mensagem foi transmitida alto e bom som. "Eles" estão de volta.

Era importante para os nossos inimigos que o Benfica tivesse um mau início de campeonato. Por várias razões.

O Benfica acaba de conquistar o seu 32º título nacional de forma inequívoca e praticando um futebol brilhante. Essa conquista levou ao renascer de uma onda de apoio à equipa como há anos não se via. Tentar quebrar essa élan, tentar interromper essa onda, desfazer o laço que une a Equipa aos adeptos era a primeira tarefa do "sistema".

Para além disso, permite aos nossos inimigos continuarem a manter as teses fantasiosas que cobardemente espalharam ao longo da época passada: que o Benfica foi "levado ao colo", que ganhou o campeonato "nos túneis", e aquela pérola descoberta por um dos papagaios de serviço sobre o facto de termos jogado largos minutos contra 10 jogadores (como se a violência dos adversários e respectivas consequências disciplinares fosse, pasme-se, culpa nossa!)

E agora ei-los aí, a esfregar as mãos; "estão a ver? nós bem dizíamos, aquilo o ano passado foi blá blá blá".

O que é importante agora é que este discurso não contamine os Benfiquistas. Nem o campeonato está perdido, nem a época se resume à vitória no Campeonato (há a Taça, a Champions, e até a Taça da Liga, além do objectivo de ir à Champions para o ano que vem, o que implica ser pelo menos 2º classificado).

É portanto importantíssimo que os Benfiquistas não se deixem esmorecer. Um Benfiquista quer sempre ganhar, mas não deixa de ser Benfiquista por perder.

A paixão e o orgulho estão, aqui, em mim, intocadas e intocáveis. Que o saibam todos, os Benfiquistas e oso outros.

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive