Problema central

O Benfica continua numa senda incrível de jogos a sofrer golos. No que concerne ao início da presente época, os problemas defensivos têm sido atribuídos, por uma grande franja de pessoas, à falta de alternativas credíveis para a defesa na ausência dos supostos titulares. Apesar de Maxi, Luisão, Garay e um eventual reforço para a lateral esquerda virem atenuar o problema, julgo que o cerne da questão não está nos elementos que compõem a defesa mas sim em todo o esquema e jogadores que actuam mais à frente. É confrangedor verificar a facilidade com que qualquer equipa troca a bola e se passeia pelo nosso meio campo chegando às imediações da nossa área embalada e em boas condições de finalização. Este facto não se deve às carências dos nossos defesas que apanham os opositores em velocidade mas sim à falta de jogadores de características defensivas (de recuperação da bola e/ou de posicionamento defensivo) ou, em alternativa, mantendo o número de jogadores de características atacantes, à ausência total de pressão alta (em bloco). Na minha opinião, o problema não se situa nos nomes que constituem a defesa mas sim na ausência total de uma estratégia de jogo, mantendo o actual sistema (que em posts anteriores já critiquei, mas que pelos vistos será para manter) que implique pressionar o adversário na sua área limitando a sua capacidade de saída (transição) e permitindo recuperações de bola em zonas do terreno perigosas para as equipas adversárias (no fundo o que fazíamos no primeiro ano de JJ e o que faz na perfeição o Barcelona, o que se percebe na forma de jogar de Nolito).
Igualmente confrangedor é a forma de estar de Jorge Jesus perante as evidências que se deparam à sua frente. Em vez do enérgico treinador, sempre muito activo a corrigir posições, a alertar para eventuais perigos num espectáculo digno de se ver, temos visto alguém de cara fechada, de olhar perdido, diria até incrédulo com o andar da carruagem, dando sempre a ideia de não percepção / incapacidade para ver / resolver o problema.
Estamos a cerca de um mês do início do campeonato (não estou nada preocupado com a pré-eliminatória da champions) e temos muito tempo para corrigir e acertar o passo. Com o elevar dos índices físicos, a equipa terá uma dinâmica diferente e quiçá poderá, com essa dinâmica, conseguir pressionar os nossos adversários expondo menos a nossa defesa e o nosso trinco. Do que vi, temos excelentes opções pois os jogadores contratados demonstram muita qualidade, pelo que tenho a esperança que as questões que evidenciei sejam identificadas pelos responsáveis e corrigidas. Importa dar esse sinal nos próximos jogos para criar confiança aos adeptos e à própria equipa. Eu renovei o meu Red Pass na convicção que é possível, espero a resposta.

No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive