Heróis da Luz: notas finais

A conquista do 32º título nacional foi, para mim, a mais saborosa, dada o futebol espectacular, aliado a uma capacidade goleadora fora do vulgar, num ano em que recebi o emblema de prata. Foi, também, a primeira vez que vi, na Luz, o Benfica a confirmar o título de campeão na última jornada.

Com a subjectividade inerente, entrego aqui as notas ao desempenho dos heróis no campeonato, numa escala de 0 a 10.

Quim (7) - Foi o único que totalizou 30jogos na Liga, contribuindo para o estatuto de defesa menos batida, a par do Sp. Braga. Não é Bento, nem Preud'Homme, mas merece a renovação do contrato e estar no Mundial.

Maxi Pereira (7) - Desempenhou a melhor época desde que está na luz, revelando-se completamente adaptado ao clube e à posição que não é a sua de raiz. É um autêntico guerreiro e se subir de nível, poderá ser considerado um dos melhores laterais da Europa.

Luisão (8) - Integrou o eixo da defesa, revelando capacidade de liderança e as falhas durante a época foram escassas. Esta foi a melhor ou uma das melhores épocas no Benfica. Formou com David Luiz a melhor dupla desde os tempos em que o Benfica actuava Mozer e Ricardo Gomes.

David Luiz (9) - Entendeu-se, de forma perfeita, com Luisão, revelando personalidade forte, igualmente voz de comando, como o compatriota, e já é um dos melhores centrais do mundo. Falta-lhe, talvez, mais uma época assim como esta, para se tornar titular absoluto no Brasil.

Sidnei (3) - Perante aquela dupla de luxo, disputou apenas quatro jogos, sendo alternativa a considerar, caso Luisão e David Luís fiquem indisponíveis, por lesão ou castigo, ou se o "Macarrão" for vendido.

Miguel Vítor (2) - Somou, este ano, apenas duas partidas na Liga...

Luís Filipe (1) Só disputou 24 minutos, na sombra de Maxi e Ruben Amorim, que nem sequer são laterais-direitos de raiz...

Fábio Coentrão (8) Adaptou-se bem no lado-esquerdo da defesa, o que foi um luxo, perante César Peixoto e a saída de Shaffer. Fica com o estatuto de vice-rei das assistências atrás de Di Maria e merece estar na África do Sul.

César Peixoto (5) - Chegou a ser titular, é razoável nos cantos e livres, mas não é o defesa-esquerdo que o Benfica precisa como titular.

Shaffer (3) - Não foi possível avaliá-lo, plenamente, porque foi pouco utilizado, mas, pelo menos ofensivamente, mostrou alguma qualidade, não tendo comprometido na defesa.

Javi Garcia (7) - Foi a principal referência à frente da defesa, mostrou vocação ofensiva, tendo marcado quatro golos. Surpreendeu pela positiva na época de estreia.

Airton (5) - Contratado ao Flamengo, festejou no domingo o título de campeão português depois de ter conquistado o campeonato brasileiro. A nota deve-se ao facto de ter totalizado apenas quatro jogos, mas se fosse avaliado pela exibição de domingo merecia 7 ou 8 pontos. Será, na próxima época, uma dor de cabeça para Javi.

Ruben Amorim (7) - A época do jogador mais polivalente do plantel foi a melhor desde que foi contratado ao Belenenses. Raramente compromete na defesa e no meio campo. Pode evoluir para patamares superiores na próxima época.

Ramires (7,5) - Jogou quase sempre descaído para a direita, é evoluído tecnicamente, mas, por vezes, deu a sensação que só não foi mais eficaz, por desgaste físico, natural a quem não teve férias.

Pablo Aimar (8,5) - Confirmou as credenciais de "maestro", mostrando-se exímio no passe, controlo de bola e sagaz no remate. Fisicamente, não esteve tão condicionado como na época anterior. Apresenta futebol ao nível de Rui Costa.

Carlos Martins (8) - Revelou-se sobretudo como alternativa bastante agradável a Pablo Aimar. Remata bem, tem técnica e é bom no passe. Precisa de ser mais consistente para estar ao nível dos melhores da Europa. Merecia estar no Mundial.

Felipe Menezes (3) - Tapado pela forte concorrência, chegou a revelar pormenores interessantes, mas sem se perceber se tem capacidade suficiente para estar na Luz.

Di Maria (9,5) - Explodiu, definitivamente, na ala esquerda, mostrando detalhes preciosos no passe, nas assistências - foi o mais eficaz do plantel e na Liga, neste capítulo - e marcou cinco golos. Irá ser titular na África do Sul e dificilmente fugirá a um dos tubarões europeus.

Urreta (2) - Não teve qualquer impacto antes de sair para o Uruguai, tendo realizado apenas um jogo frente ao FC Porto. Nesta partida, esteve surpreendentemente em bom plano. É um valor a ter em conta na próxima época.

Éder Luís - (4) - Credenciado no Brasil, não mostrou potencial para ser titular no Benfica. Com maior entrosamento na equipa, espera-se que possa mostrar mais qualidade.

Keirrison (3) - Era a minha grande esperança para esta época, depois de ter revelado dotes de matador e ter sido contratado pelo Barcelona. Com Cardozo implacável no ataque, ninguém pode censurar Jesus por não lhe ter dado mais oportunidades para jogar.

Alan Kardec (4) - Tem igualmente prestígio no Brasil, foi herói em Marselha mas, no campeonato, não marcou qualquer golo, embora só tenha somado 79 minutos.

Nuno Gomes (6) - Perdeu influência no onze do Benfica, porque está em final de carreira e a concorrência é forte mas, apesar disso, festejou três golos.

Weldon (7) - Só disputou 12 jogos, mas os cinco golos significaram a conquista de sete pontos.

Saviola - (9) - Nunca duvidei que tem qualidade acima da média, mas não pensei que pudesse realizar época tão boa nesta estreia na Luz. Entende-se, de forma perfeita, com Cardozo e Aimar, seu companheiro de referência no River Plate.

Cardozo (10) - Foi melhor marcador do campeonato, depois de marcar dois golos ao Rio Ave, o último dos quais com o pé... direito. Na Liga, a média é de 0, 89 golos por jogo. Desde 90/91 que o Benfica não tinha o melhor matador da Liga.

Jorge Jesus (10) - Segurá-lo até 2015 poderia ser a melhor solução na gestão de Luís Filipe Vieira. Na época de estreia, conquistou dois títulos, colocando o Benfica a jogar à... Benfica.






No comments:

Post a Comment

RGB Argentina, Australia, Brazil, Belgium, Denmark, Canada, Czech Republic, Cyprus, Chile, Colombia, Germany, New Zealand, Mexico, India, Malaysia, Philippines, Thailand, Singapore, Vietnam, Spain, France, Italy, Netherlands, Peru, Portugal, Sweden, Viet Nam, South Africa, Saudi Arabia, Greece.United Kingdom, United States

Search This Blog

Blog Archive